quarta-feira, 3 de abril de 2013

O que irão pensar de mim?


Quando nós jovens nos posicionamos contra a cultura secular, imediatamente as pressões de "amigos" não cristãos começam a existir. Como nós devemos agir? Você diz 'não' e explica a razão ou você sai sem expressar suas razões?

A dificuldade de marcar posição é que, na verdade, estamos buscando ser aceitos dentro do grupo no qual vivemos, e o fato de irmos contra esse grupo nos traz insegurança e medo. Somos pressionados a pensar, agir e falar como eles. Assim nos encontramos num beco sem saída, sem saber o que fazer. Lutar contra esses padrões não é nada fácil e exige coragem, ousadia e principalmente fé. Podemos destacar Daniel e perceber esse mesmo dilema na vida dele:
'Daniel, seus três amigos e outras milhares de pessoas foram deportados para uma terra distante longe de seu país. Ao chegarem se depararam com um rei egocêntrico e pura idolatria. Apesar das dificuldades, ele escolheu colocar sua fé em Deus e não levar em consideração as circunstâncias. Daniel sabia que Deus estava operando na vida dele através daquela situação.'
Voooltandoo...
Para tratarmos deste assunto, devemos relatar alguns dos muitos medos que surgem em nossa mente e que nos atormentam, mas com a ajuda de um super cara (Jesus \o/) iremos sair vitoriósos.

- O medo da rejeição:
Hum...complicado não?! Como saber que na hora que vou nadar contra a corrente, não vou ficar sozinho e isolado do grupo? Meus amigos ainda irão querer minha companhia? Será que vou ser daqueles que quando chega a rodinha se desfaz? Imagine então a vida de nosso amigo Daniel: deparou-se com uma terra estranhíssima, um rei lhe empondo ordens que se ele obedece-se iriam contra as ordens de Deus. Mas ele continuo firme nos caminhos do Pai porque sabiam que Deus tinha um propósito na vida dele. Em nenhum momento Daniel preocupou-se em ser rejeitado pelo rei, porque ele sabia que o Senhor não o rejeitaria. Obedecer a Deus nos dá direção e paz para ficarmos firmes, apesar das dificuldades que iremos encontrar. Não devemos concordar com ninguém que queira que desobedeçamos a Ele por medo deste nos rejeitar. A nossa primeira e principal preocupação deve ser não nos separarmos de Deus.

- O medo do ridículo:
Esse é o pior em!! O medo de 'pagar aquele mico'. Situação: " Afs, se eu disser que sou crente vão tirar maior sarro de mim" ; "Se eu disser que não vou ficar com ninguém porque não é algo muito certo vão rir na minha cara" ; " I agora, se eu disser que vou me guardar até o casamento vão me chamá de santinha, pois afinal de contas, imagem é tudo!!"
Veja o caso de Daniel: serviu por setenta anos em país estrangeiro que era hostil a Deus, e não estava preocupado se era ridículo ou não, desde que não comprometesse sua fé em Deus. Ele não deixava que suas característica distintivas se tornassem obscuras por causa da possibilidade de parecer ridículo. Daniel era persistente em suas orações, fervoros e totalmente desinteressado no que iam pensar dele. Devemos seguir o exemplo de Daniel.

- O medo da decepção:


" E se eu fico do lado de Deus e vou contra a minha turma,e de repente, Ele simplesmente me deixa na mão? Como fica a minha fé? ". Uma coisa podemos afirmar com toda certeza, Deus jamais nos deixaria: 'E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.' (Gen. 28:15). Usando nosso querido amigo Daniel como exemplo, vemos como Deus é fiel para com aqueles que também são fiéis a Ele,livrou Daniel da prisão, da cova dos leões e de inimigos que o odiavam, e com certeza fará a mesma coisa em nossas vidas. Mas é importante notar também que nossa conduta deve ser de obediência a Deus sem nos importarmos com as consequências; pois ainda surgirão muitas pessoas querendo saber que Deus é esse que você diz que serve, que te ouve quando você precisa, mas que também te diz não.

* Pergunta: Sua fé está preparada para receber um NÃO?

Portanto, é preciso dizer que os verdadeiros amigos, nos aceitam da maneira que somos, não fazendo nenhum tipo de exigência para que participemos do grupo. Outro fato pe que, quando você der uma opinião sobre qualquer coisa, sua posição deve ser assumida com segurança, nada de tremer na base viu.
' Andar contra os padrões deste mundo requer de cada um maturidade cristã e certeza de que Deus está sempre junto nos fortalecendo, para lidar
com as rédias da vida.'

terça-feira, 2 de abril de 2013

Quando digo sou cristã




Quando eu digo, “Eu sou uma cristã,” Não estou gritando, “Eu sou salva!”
Eu estou sussurrando, “eu me perdi! É por isso que optei por este caminho”
Quando eu digo, “Eu sou uma cristã,” Eu não falo com orgulho humano
Eu estou confessando que tropeço e necessito que Deus seja o meu guia
Quando eu digo, “Eu sou uma cristã,” Eu não estou tentando ser forte
Estou professando que estou fraco e oro por força para continuar
Quando eu digo, “Eu sou uma cristã,” Não estou me gabando de sucesso
Eu admito eu sou falho e não posso pagar a dívida
Quando eu digo, “Eu sou uma cristã,” Eu não acho que eu sei tudo
Apresento à minha confusão pedindo humildemente para ser ensinado
Quando eu digo, “Eu sou uma cristã,” Eu não pretendo ser perfeita
Minhas falhas são demasiadamente visíveis, mas Deus acredita que eu possa valer a pena
Quando eu digo, “Eu sou uma cristã”, eu ainda sinto o cheiro da dor
Eu tenho a minha quota de melancolia, é por isso que vou buscar o seu nome
Quando eu digo, “Eu sou uma cristã,” não estou querendo julgar
Eu não tenho autoridade - Eu só sei que sou amada.

quinta-feira, 28 de março de 2013

O caminho se faz na caminhada



O encontro no caminho,                                                                                                                                                                               um encontro onde somos convidados a seguir o exemplo de Jesus, incluindo os excluídos, os fracos e vulneráveis, a confrontar a hipocrisia e a ganância. Um encontro onde somos convidados a obedecer o   
maior de todos os mandamentos "Amar o próximo como a nós mesmos" Difícil, não acha? Amar a quem nos ama é muito fácil mas esse próximo diz muito e principalmente daqueles que não nos amam e não fazem questão de receber esse nosso amor, é orar por aqueles que nos fazem chorar, desejar o bem aqueles que já nos fizeram tanto mal, perdoa los mesmo que eles não nos peçam e nem desejem esse perdão, pedir perdão mesmo quando não errarmos, e se errarmos termos humildade de pedir perdão, humildade essa que não nos fará melhor que ninguém, mas nos fará diferente da maioria. A maioria não nos interessa, não desejamos essa maioria, repulsamos os atos dessa maioria e ainda sim amamos os sujeitos que praticam esses atos, é assim o amor que Jesus nos ensinou.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Promessas

Uma menininha fazia uma longa viagem com seu pai, a pequena menina seguia feliz pelo caminho tagarelando durante toda a viagem, a felicidade dela dava se por uma promessa feita por seu pai, ele lhe presentearia com uma boneca quando chegassem a cidade. A menina não via a hora de chegar pois a promessa que seu papai havia lhe feito se cumpriria e ela havia sonhado com esse momento inúmeras noites, apesar dos sonhos a pequena sabia que seu papai lhe surpreenderia positivamente. O caminho era longo e a ansiedade tomava conta daquele pequeno e frágil ser, ao longe a menina avistou uma cidadezinha e perguntou a seu pai:
- Papai, papai é aqui? Nós chegamos?
-Calma minha pequena, ainda não é aqui, mas estamos chegando. 
Respondeu o pai com um sorriso aquecendo o coração da menina, que já cansada continuou caminhando. 
Eles passaram na cidadezinha e entraram em uma pequena venda, a menina foi logo ver as bonecas que haviam ali, então ela avistou uma que chamou sua atenção, uma boneca que naquele momento lhe pareceu ser a melhor de todas, sem demora ela reivindicou sua boneca junto ao seu pai, ele lhe disse que não era o lugar, que o tempo não era apropriado e a boneca era inferior a que ele iria lhe dar quando chegassem ao destino, mas a pequena se encheu de coragem e reivindicou seu desejo, chorou, pediu... Então seu pai com o coração doendo lhe perguntou:
-Filhinha tens certeza que não queres esperar o que eu tenho pra ti?
- Tenho pai, essa é a boneca que eu quero, e nenhuma outra irá me interessar se não essa.              Responde a menina que agora perdera sua fragilidade, e pensava ser a dona da verdade, seu pai apesar de relutante deu a menina a boneca que ela queria. Ambos continuaram a caminhada, depois de algum tempo eles chegaram a cidade, uma grande e bela cidade, com belas lojas e suas vitrines coloridas. A menina ao ver as lindas bonecas expostas nas vitrines, bonecas lindas, exclusivas e coloridas entristeceu se e disse com a voz trêmula:
- Papai, eu me arrependi e agora quero um boneca dessas, elas são lindas tão superiores a essa que o senhor me deu, eu não a quero mais.
 E o pai com lágrimas nos olhos e o coração apertado ajoelha se perante  a filha e diz:
-Minha pequena, durante todo o tempo eu tinha o melhor desta terra pra você, mas você quis o resto, filhinha o papai sempre sabe o que é melhor pra você; Mas você filha ganhou o que me pediu.

Assim é o agir de Deus conosco, Ele sempre sabe o que é melhor, o tempo dEle sempre é mais oportuno. Somos nós que afastamos as promessas, que as vezes atrasamos as mesmas, Ele cuida, protege e presenteia como um pai. Depende de nós aceitarmos o que ele quer nos dar, ou fazer nossas próprias escolhas sem que sejamos direcionadas por ele.

Passeando entre as promessas

O dia amanheceu e uma brisa beijou meu rosto, senti um aroma de mudança que me deixou extasiada,. No decorrer do dia aquela brisa veio ao meu encontro diversas vezes, eu permanecia submersa em uma abulia corriqueira ao menos no exterior, o meu interior gritava, pulava, festejava e eu sem saber quais eram os reais motivos pra tal alegria continuei, cada minuto que se passava levava consigo um pedacinho da distancia que me separava da experiencia mais linda que eu já havia tido com o meu Deus. Quando o sol se pôs Ele veio ao meu encontro pegou minhas pequenas e frágeis mãos e me levou pra passear, como uma menininha assustada eu fui, sem saber pra onde, sem saber o porque, resolvi confiar, Ele me levou em um jardim o mais belo de todos os jardins, tão bem cuidado com belas flores, era o meu jardim eram  minhas promessas plantadas ali, ele se lembrou, ele cultivara as minhas flores todo esse tempo, no silêncio Ele trabalhava, Ele não me ignorou, Deus cuidara dos meus sonhos, cultivava os muito melhor do que eu mesma teria cuidado. Era tudo tão perfeito que tive medo de estragar algo, então passeei por ali com muito cuidado, vigiando os meus passos como se tudo fosse de cristal. Eu havia passeado entre as promessas com o autor das mesmas. O dia tinha sido cheio de ótimas surpresas então lentamente adormeci e Ele embalou meu sono, pela manhã despertei, vivi as promessas, adormeci novamente quando a noite caiu e despertei quando o sol fez seu espetáculo ao entrar pela minha janela, assim tem sido até o presente momento, adormeço e desperto com a certeza que Deus tem preparado o meu futuro.